segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Instituto Ricardo Brennand organiza Acervo Pe. Jaime Diniz

De passagem pelo Recife fui fazer uma visita ao Instituto Ricardo Brennand, um museu com um rico acervo de peças medievais e renascentistas, de arte sacra e de uma importante coleção de obras do pintor neerlandês Franz Post (1612-1680). O museu foi montado em um castelo de estilo medieval encravado no velho bairro da Várzea, antigo Engenho de São João da Várzea, cuja origem remonta aos engenhos de açúcar que em abundância se multiplicaram nesta região.
Eu tinha uma ligeira informação de que o Instituto tinha adquirido o acervo musicológico do professor, musicólogo e regente pernambucano Padre Jaime Cavalcante Diniz (1924-1989), um precursor da musicologia do Nordeste brasileiro e meu querido professor de História da Música e Canto Coral na Universidade Federal de Pernambuco. Padre Jaime, como o chamávamos, foi o responsável direto por despertar meu interesse pela musicologia desde o momento em que preparávamos junto ao Coro Guararapes do Recife, o Memento Baiano do compositor baiano Damião Barbosa de Araújo (Ilha de Itaparica, BA, 1778-1856) e uma Missa do compositor maranhense Francisco Libânio Colás (São Luís, 1830-Recife, 1885) para uma apresentação no Teatro Santa Isabel com a Orquestra Sinfônica de Pernambuco. Com certeza fui tocado pela bela música destes mestres e com certeza esses dois episódios foram decisivos em minha trajetória de dedicação à musicologia histórica brasileira. E isso se deve muito ao Padre Jaime com sua insistência pelo desenvolvimento da pesquisa musical nesta região, algo que ele comentava com certa acidez: “Vivo distante do sul maravilha (e faço muito bem), onde os do norte não têm vez, a não ser que seja gênio, ou se faça de”. (carta a Antônio Bispo).
Posteriormente o reencontrei, em 1988, no Encontro da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Tivemos uma longa conversa ladeada pelo também eminente e saudoso musicólogo José Maria Neves, meu orientador no mestrado e examinador em minha qualificação de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O certo é o que os dois se encontram hoje distantes de nós, mas bem próximos através das muitas tarefas musicológicas que realizaram e algumas que, inadvertidamente, deixaram para que nós a continuássemos. É o ciclo da vida.
Mas voltemos ao Instituto Brennand e o Acervo Padre Jaime C. Diniz. Como afirmei anteriormente, tinha vagas informações acerca deste acervo e uma delas alertava para a impossibilidade de consulta, tendo em vista que este monumento musicológico passaria a ter um destino mais museológico. Como sou desconfiado por natureza, resolvi colher informações. Para minha grata surpresa, ao confessar que tinha sido aluno do Padre Jaime minha intromissão não só foi autorizada pela Coordenadora da Biblioteca, Sra. Aruza Holanda e a bibliotecária Eglantine, como passei duas longas horas conversando sobre o Padre Jaime e manuseando as fichas catalográficas do acervo. Aliás, ressalte-se a qualidade e correção da biblioteca de obras raras do Instituto, que além das condições adequadas de armazenamento e da beleza do lugar, nos transporta através do tempo nos fazendo sentir em um verdadeiro scriptorium: a sala de cópia dos mosteiros medievais.
Na verdade, nos dedicamos mais detalhadamente ao exame de uma obra que logo despertou minha atenção: o Te Deum do Espírito Santo, para três vozes masculinas e orquestra, do velho compositor tão querido do Padre Jaime, Francisco Libânio Colás. Trata-se de um manuscrito em boas condições de preservação e que a um primeiro exame, parece ser autógrafo. Se pudermos comprovar isso em um futuro próximo, teremos neste acervo a única obra autógrafa de Libânio Colás até então encontrada. O curioso é que desconheço qualquer citação do Padre Jaime a esta obra, sobretudo quando ele sempre deixou transparecer uma franca admiração por este compositor, que pode ser dimensionada por sua infatigável busca pela Missa Pernambuco e sua edição da Marcha Fúnebre pelo Coro Guararapes, acompanhada de um esboço biográfico do compositor.
O Te Deum do Espírito Santo é escrito para três vozes masculinas (1º. e 2º. Tenores e baixo) e orquestra (ottavino, flauta, clarinetas, pistons, trompas, 1º., 2º. e 3º. Trombones, oficleide, 1os. e 2os. violinos, violas, violoncelos e contrabaixos).
Portanto, o Acervo Padre Jaime Diniz, através do Instituto Ricardo Brennand encontra-se em fase de organização para possibilitar a consulta aos pesquisadores interessados em mais um conjunto musicológico importante para a memória musical brasileira.

Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho

Recife, 07 de fevereiro de 2010

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá Prof. Dr. João Berchmans,

    Achei valiosíssima e pertinente as informações sobre o Instituto Ricardo Brennand e especialmente do Acervo Padre Jaime Diniz.Já ouvira falar do museu em aspecto medieval. Seu texto disperta interesse nos amantes e pesquisadores da musicologia brasileira. Nesse sentido, o texto aguça e provoca inquietação para conhecer esse acervo.

    saudações musicais,

    Jonas Rodrigues de Moraes
    Mestre em História Social - PUC/SP
    com a dissertação: “TRUCE UM TRIÂNGULO NO MATOLÃO [...] XOTE, MARACATU E BAIÃO”: A musicalidade de Luiz Gonzaga na construção da “identidade” nordestina.

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  3. Oi professor.

    Empolgante! Parabéns! Invejo um pouco (tudo bem, muito) a sensação desta possível descoberta. Iniciativas como esta serão responsáveis pelo devido reconhecimento e difusão do valiosíssimo patrimônio histórico - musical brasileiro. De agora em diante serei cliente deste espaço, aguardando com expectativa o próximo capítulo de sua aventura nos arquivos do Instituto Ricardo Brennand.

    Abraços e boa sorte.

    ____________________Seu aluno, Fernando Ferreira

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  4. oi,sou de regeneração e estou iniciando uma produção de monografia para especialização da ufpi, e gostaria muito de conhecer suas pesquisas.

    gleicy kelly
    ufpi especialização infaradá
    gleicyksb@yahoo.com.br

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