sábado, 23 de outubro de 2010

Concerto e Lançamento de Livros

A Orquestra da Universidade Federal do Piauí, sob a regência de Cássio Henrique Martins e preparação vocal de Deborah Moraes apresenta a comédia musical Véspera de Reis e o Glória da Missa No. 1 do compositor maranhense Francisco Libânio Colás (São Luís, 1830-Recife, 1885).
A apresentação destas obras faz parte das atividades do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, sob minha coordenação, e tendo como apoio o MCT/CNPq através do Edital Universal. Este núcleo de estudos propõe-se, em uma de suas linhas de pesquisa, o exame dos processos de criação musical a partir de um levantamento em acervos e coleções musicológicas, buscando sempre a revitalização de obras enquanto patrimônio cultural brasileiro.
O interesse por esta pesquisa foi motivado pela localização da obra Vésperas de Reis na Lapinha, representada pela primeira vez no Teatro São João da Bahia, em 15 de julho de 1875. Trata-se de uma comédia musical em um ato sobre texto do dramaturgo maranhense Arthur Azevedo, com a partitura musical composta por Libânio Colás. O manuscrito que tomei por base para a realização da edição musical é uma fotocópia existente na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Seção de Música, datado de 1882, pertencente a P. da Silveira, cujo original até este momento não foi localizado.
Francisco Libânio Colás foi compositor, regente, violinista, trompetista, flautista e arranjador, nascido em São Luís do Maranhão, provavelmente no ano de 1830. Filho do empresário teatral, clarinetista e mestre de capela Francisco Antônio Colás, conhecido como Chico da Música, e de Jerônima Maria Colás. Teve como irmãos, também músicos, o “exímio trompetista” Carlos Antônio Colás, e o flautista e clarinetista Ezequiel Antônio Colás.
Em 1847, ainda na juventude, atuava em São Luís como profissional do “Cornet à piston” e como rabequista requisitado entre os profissionais da capital maranhense. João Mohana (1995) faz referência a este período como de grande atividade da família Colás na capital maranhense. Posteriormente, mudou-se para Recife, onde passou a atuar como regente do Clube Carlos Gomes e violinista de um conjunto de câmara, além de compositor de música para o teatro e música religiosa.
A Vésperas de Reis é uma comédia de costumes posta em música, ou teatro musicado, com o texto de autoria do teatrólogo maranhense Artur Azevedo, composta no ano de 1875 e escrita para solistas e orquestra, estruturada em um ato e seis cenas contrastantes e será apresentada com a montagem cênica completa (texto teatral, cenários e orquestração).
O manuscrito da Missa No. 1 está depositado no Acervo Jaime Diniz do Instituto Brennand do Recife e junto a ele, uma edição parcialmente realizada por Jaime Diniz em 1976. Realizei a reconstituição da obra tendo como base a edição original de Jaime Diniz, projeto editorial que tomei como ponto de partida para uma edição atualizada, e que será apresentada parcialmente neste concerto.
O concerto será realizado no dia 25 de novembro de 2010 às 19 horas no Cine Teatro da UFPI e na oportunidade serão lançados os livros que refletem esta pesquisa: “Músicas e Músicos em São Luís: subsídios para uma história da música no Maranhão” e “Texto e Contexto: a comédia musical Véspera de Reis de Francisco Libânio Colás”.

Vivenda Marathaoan, BR-343, Km 12
Povoado Lagoinha
Teresina - Piauí

Professor Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho

Um comentário:

  1. Pai, que legal! Gostaria de estar presente deste dia. Parabéns. Beijos, Pi

    ResponderExcluir