Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho
Este texto é uma tentativa de realizar a organização dos dados colhidos durante nossa pesquisa em São Luís do Maranhão, no Rio de Janeiro, em Lisboa e em Évora, sobre a obra religiosa do compositor ludovicense Leocádio dos Reis Rayol (São Luís, 1949 – Rio de Janeiro, 1909), temática de minha tese de doutoramento. Foi a partir desta pesquisa em acervos histórico-musicológicos que fui catalogando diversas informações sobre a vida musical e o estabelecimento de uma prática musical na capital maranhense.
Apesar de deparar-me com uma vasta documentação em relatos, notas e manuscritos musicais que apontam para uma prática musical importante desde os primórdios do estabelecimento da capital maranhense, se faz necessário destacar algumas dificuldades demarcadas pela grande dispersão e condições de consulta da documentação referente ao Maranhão, particularmente no que diz respeito aos séculos XVII, XVIII e primeira metade do XIX.
Entretanto, procuro apresentar aqui elementos que possam, em uma abordagem preliminar, caminhar na construção de uma história da música maranhense, mesmo reconhecendo que a inexistência de material musical transcrito e pesquisa musicológica dificultariam um tratamento mais analítico desta produção. Esta iniciativa, ainda em fase inicial de desenvolvimento, está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Música da UFPI (NUPEMUS), com apoio do Edital Universal MICT/CNPq, com uma das linhas de pesquisa focada tanto nos acervos maranhenses, como nos manuscritos portugueses que consultei e reproduzi por meio digital.
Portanto, o objetivo inicial deste trabalho é despertar o interesse de outros pesquisadores para um fato que considero relevante: a ampliação dos horizontes da musicologia nacional com a inserção de outras áreas de estudo, além das já consagradas por esta área de pesquisa musical.
Apesar de deparar-me com uma vasta documentação em relatos, notas e manuscritos musicais que apontam para uma prática musical importante desde os primórdios do estabelecimento da capital maranhense, se faz necessário destacar algumas dificuldades demarcadas pela grande dispersão e condições de consulta da documentação referente ao Maranhão, particularmente no que diz respeito aos séculos XVII, XVIII e primeira metade do XIX.
Entretanto, procuro apresentar aqui elementos que possam, em uma abordagem preliminar, caminhar na construção de uma história da música maranhense, mesmo reconhecendo que a inexistência de material musical transcrito e pesquisa musicológica dificultariam um tratamento mais analítico desta produção. Esta iniciativa, ainda em fase inicial de desenvolvimento, está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Música da UFPI (NUPEMUS), com apoio do Edital Universal MICT/CNPq, com uma das linhas de pesquisa focada tanto nos acervos maranhenses, como nos manuscritos portugueses que consultei e reproduzi por meio digital.
Portanto, o objetivo inicial deste trabalho é despertar o interesse de outros pesquisadores para um fato que considero relevante: a ampliação dos horizontes da musicologia nacional com a inserção de outras áreas de estudo, além das já consagradas por esta área de pesquisa musical.
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